quarta-feira, 12 de junho de 2013

ATLETA NA ESCOLA

PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPORTIVA ESCOLAR

 

 

O Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
Os jogos escolares são compostos de quatro fases consecutivas de competição. São elas:

a) Fase escolar: realizada em todas as escolas que demonstrarem interesse em participar do programa desde que precedida pela adesão de sua Secretaria de Educação;
b) Fase municipal–regional: realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 de cem mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual;
c) Fase estadual: realizada pelo governo estadual;
d) Fase nacional: realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que somente os melhores atletas de cada estado alcançam a competição nacional — Jogos Escolares da Juventude — a ser realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em Setembro (para estudantes de 12 a 14 anos) e Novembro de 2013 (para estudantes de 15 a 17 anos).
Dentro da proposta de incentivar a prática esportiva no município de Tavares, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao programa Atleta na Escola, uma parceria com o Governo Federal. A abertura da primeira fase será realizada nessa quinta- feira, 13/06/2013, a partir das 07h, no campo municipal localizado no conjunto Frei Alberto. Contará com a participação dos alunos com faixa etária de 12 à 17 anos das escolas: Maria Rosa da Conceição (St. Laje da onça), Maria Amélia da Conceição (pov. jurema), Manoel Bernardino (pov. Belém) e Escola Reunida Padre Tavares.
Na sexta feira, participarão alunos das Escolas José Nascimento (Domingos Ferreira), Sebastião Barros (Silvestre), Isabel Maria de Freitas e participação da Escola Estadual Adriano Feitosa.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Francisca Albuquerque, o objetivo é a formação de atletas e valorização dos talentos locais. “O Atleta na Escola é um fragmento do programa de formação esportiva do Governo Federal. Neste ano foi privilegiado o atletismo, pois as Olimpíadas estão chegando. São selecionados jovens de 12 a 17 anos. Vamos participar e incentivar todos os nossos alunos”, disse a Secretária Municipal de Educação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário