domingo, 10 de março de 2013

8 DE MARÇO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 

História do 8 de março

      No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
      A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
      Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 

      Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras  

      Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER:  

EVENTO REALIZADO PELAS SECRETARIAS DE: ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E SAÚDE, EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES - PB

 

Local: Quadra de Esporte Deputado Adalton Pereira

Dia: 08 de Março

 

Mulher...

É bonito pensar no estouro da felicidade de Deus
no momento em que criou um ser (Mulher) ao qual doou suas características e seu amor, uma criatura a Ele semelhante. Foi tanto amor a ponto de lhe entregar a continuidade da criação.
Mulher um ser divino e especial criada a partir do amor de Deus. 
Mulher, seja sempre abençoada!




  • APRESENTAÇÃO DA BANDA FILARMÔNICA TEREZINHA NÓBREGA DE MORAES

     

     



 

 

 

 






  • COMPOSIÇÃO DA MESA: 

     


    Tertuliano Nunes de Moraes (representando Terezinha Nóbrega de Moraes - in memoria), Dona Vivência Vieira (homenageada), Sitônia Bernardino da Silva (homenageada), Fátima Marques (representando Francisca Albuquerque Feitosa - Secretária de Educação), Shelley Suassuna, Maévia Suassuna (representando o Prefeito Constitucional), Hermógenes Albuquerque Feitosa (Vice-Prefeito) e esposa, Ledecler de Oliveira Melo e outros membros da Secretaria de Assistência Social.

                                   

     

     

     






     

     

     

     

     

    • DISCURSOS:   

     

    Ledecler de Oliveira Melo, Secretária de Assistência Social, justificando a respeito da realização do evento e explanando sobre as conquistas da Mulher nos últimos tempos.








    O Vice-Prefeito explanando sobre a importância da Mulher na sociedade, como também parabenizando as Secretarias pela realização do evento.





    Fátima Marques da Silva, (Representando a Secretária de Educação, Francisca Maria de Albuquerque Feitosa), relatando sobre as Mulheres e os Movimentos Sociais - Conquistas e Controvérsias

     

     

     

    Shelley Suassuna, Secretária de Saúde, agradecendo a participação das Mulheres...




    Maévia Suassuna, proferindo discurso a respeito da Lei Maria da Penha; sobre as Novas/Velhas Violências contra a Mulher e a luta das mesmas em vários segmentos da Sociedade (violência conjugal, assédio sexual, violência étnica, etc.). 

    Agradecendo também, a participação de todos, em nome do Prefeito Ailton Nixon Suassuna Porto)

  •  

     

     A Assistente Social Flávia, relatando a respeito da relação da Cor Lilás com a Mulher .

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    MULHERES HOMENAGEADAS EM NOME DE TODAS AS MULHERES TAVARENSES:

     

    - Tertuliano Nunes de Moraes (representando Terezinha Nóbrega de Moraes - in memoria), Dona Vivência Vieira (homenageada), Sitônia Bernardino da Silva (homenageada).

     

     

     

    OBS: Foram escolhidas apenas 3 Mulheres para homenagem, pois seria impossível descrever todas que fizerem e/ou fazem parte da história do nosso município.

     

     

     

     

     

     



     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     
















     




































                             






Nenhum comentário:

Postar um comentário