quarta-feira, 1 de maio de 2013

No dia 1º de maio, além do Dia Mundial do Trabalhador, comemoramos o Dia da Literatura Brasileira


 Poucos sabem, mas no dia 1º de maio, além do Dia Mundial do Trabalhador, comemoramos o Dia da Literatura Brasileira. A música João e Maria, de Chico Buarque, fala sobre o mundo de fantasia e ficção presente nos livros. Vamos ouvi-la?


JOÃO E MARIA




Antes de começar a pensar sobre a letra, é interessante sentir com seu filho a música e sua pulsação. João e Maria é uma valsa, com um compasso chamado ternário. Para descobrir isso, basta andar no ritmo da música: não dá vontade de dar um passo mais forte a cada três? A valsa é um gênero tradicionalmente sentimental, o que nos diz bastante sobre a temática da letra.

E quanto à história contada? Quais são as personagens que ela traz? É possível dizer o que acontece com eles? Estimule seu filho a perceber que a música divide-se em momentos mais “felizes” (como a primeira estrofe) e outros mais “tristes” (como na estrofe que começa com “Não, não fuja não”). Será que ele já reparou que as histórias dos livros também têm momentos assim? Tentem lembrar juntos de algumas e identifiquem esses momentos.

Por fim, que tal escrever uma história? A música pode ser uma ótima inspiração para criar personagens e situações fantásticas, tão presentes na nossa Literatura.



CONTEXTO HISTÓRICO


Em 1º de maio comemora-se o Dia da Literatura Brasileira. A data é uma homenagem ao aniversário de José de Alencar, um dos maiores escritores da literatura brasileira, nascido em 1829 e autor de obras que marcaram época como Iracema e O Guarani.
A Literatura Brasileira surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI. Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romântico e realista, atingido o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.
A literatura produzida no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais do país dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, assim como o ensino da disciplina é obrigatório no Ensino Médio.
Fonte: Wikipédia / Gazeta do Povo
jose-alencar1

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO - TAVARES/PB.




 










Nenhum comentário:

Postar um comentário